logo calcitran branco - Osteoporose pode virar câncer? Entenda de uma vez por todas qual a relação

Osteoporose pode virar câncer? Entenda de uma vez por todas qual a relação

A osteoporose é uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo, especialmente mulheres após a menopausa. 

Ela se caracteriza pela perda de densidade e resistência dos ossos, aumentando o risco de fraturas. 

Uma dúvida muito recorrente é se a osteoporose pode virar câncer caso não tratada, e a resposta é um pouco mais complexa.

Por isso, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre essa relação, e mostrar como você pode prevenir e tratar a osteoporose de várias maneiras eficientes.

Afinal, o que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença óssea metabólica, que ocorre quando há um desequilíbrio entre a formação e a destruição do tecido ósseo. 

Isso leva a uma diminuição da quantidade de minerais, como o cálcio, nos ossos, tornando-os mais frágeis e propensos a quebrar. 

Afeta praticamente todos os esqueletos, porém é mais presente em áreas de maior impacto como punho, quadril e costelas.

Tem uma maior incidência em mulheres acima dos 40 anos, devido a queda na produção do estrogênio, comum da fase da menopausa.

Nesta etapa da vida, há uma maior dificuldade na absorção do cálcio, e outros fatores podem elevar o risco, como histórico, sedentarismo, uso de alguns medicamentos entre outros hábitos.

causa osteoporose - Osteoporose pode virar câncer? Entenda de uma vez por todas qual a relação

O que causa a osteoporose?

As causas da osteoporose são variadas e multifatoriais, no entanto podemos destacar 3 fatores principais:

  • Genéticos;
  • Hormonais;
  • Ambientais.

O principal fator é a deficiência de cálcio, que é o mineral mais abundante nos ossos, sendo essencial para a sua formação e manutenção. 

O cálcio é obtido pela alimentação, mas também depende da vitamina D, que é produzida pela pele sob a ação do sol, para ser absorvida pelo organismo.

Quando há uma ingestão insuficiente ou uma má absorção de cálcio, o organismo recorre aos estoques de cálcio dos ossos para suprir as necessidades do corpo.

Essa ação do organismo afeta contração muscular, coagulação sanguínea e a transmissão nervosa, provocando uma perda progressiva de massa óssea, que pode levar à osteoporose.

Sintomas de osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas até que ocorra uma fratura. 

É muito comum que as pessoas descubram a condição após uma queda que ocasionou uma fratura, ou mesmo ao tentar levantar peso e sentir uma dor lancinante.

As fraturas mais comuns são as de coluna, que podem causar dor, diminuição da altura, deformidade da postura e compressão de nervos. 

A mais perigosa sem sombra de dúvidas é a fratura de quadril, que prejudica muito a mobilidade e qualidade de vida do indivíduo.

Apesar de silenciosa, a osteoporose pode dar alguns sinais como:

  • dores nas juntas, especialmente na região lombar;
  • dificuldade para se levantar da cama ou da cadeira;
  • perda de dentes;
  • unhas fracas;
  • cabelos ralos.

Osteoporose pode virar câncer?

A resposta é: não, porém precisamos entender um pouco mais o porquê as pessoas tendem a fazer tal confusão.

Câncer e osteoporose são doenças diferentes, que têm causas e mecanismos distintos. 

A osteoporose é uma doença óssea, que envolve a perda de densidade e resistência dos ossos, enquanto o câncer é uma condição que envolve o crescimento anormal e descontrolado de células no corpo, que podem invadir e destruir outros tecidos e órgãos.

No entanto, existe uma relação entre a osteoporose e o câncer, que pode ser explicada por dois aspectos: o risco de fraturas e o uso de medicamentos.

Pessoas com osteoporose têm maior risco de câncer ósseo?

Isso é parcialmente verdade, já que embora a osteoporose em si não cause câncer ósseo, a fragilidade dos ossos associada à doença pode aumentar o risco de fraturas patológicas.

Essas são fraturas que ocorrem em um osso enfraquecido por uma doença ou um medicamento, sem um trauma significativo. 

Em alguns casos raros, podem revelar a presença de um câncer que se originou em outra parte do corpo e se espalhou para os ossos, causando metástases ósseas. 

As metástases ósseas são mais comuns em cânceres de mama, próstata, pulmão, rim e tireóide.

Medicamentos para osteoporose causam câncer?

Há algumas preocupações sobre os bisfosfonatos, um grupo de medicamentos usados para tratar a osteoporose, estarem associados a um risco aumentado de câncer de esôfago em casos raros. 

Contudo as evidências sobre essa relação são limitadas e controversas, por isso é importante seguir as orientações do médico sobre como tomar esses medicamentos.

Geralmente é indicado ingerir bastante água, permanecer em pé ou sentado por pelo menos 30 minutos após a ingestão, e evitar comer ou beber qualquer coisa, exceto água, nesse período.

Leia também: Cálcio para os ossos: importância e benefícios e recomendações

diagnistico osteoporose - Osteoporose pode virar câncer? Entenda de uma vez por todas qual a relação

Como é feito o diagnóstico de osteoporose?

O diagnóstico de osteoporose é feito por meio de um exame chamado densitometria óssea, que mede a densidade mineral dos ossos, comparando-a com a de uma pessoa jovem e saudável. 

O resultado é expresso em um índice chamado T-score, que indica o grau de perda óssea. 

Quando o resultado é igual ou maior que -1 é considerado normal, um T-score entre -1 e -2,5 indica osteopenia, que é uma redução da massa óssea, mas não tão grave quanto a osteoporose, e um T-score igual ou menor que -2,5 indica osteoporose.

A densitometria óssea é recomendada para todas as mulheres acima de 65 anos, e para homens acima de 70 anos. 

Caso haja fatores de risco, como histórico familiar, uso de corticoides, menopausa precoce, tabagismo, alcoolismo, entre outros, é ideal fazer o exame mais cedo. 

O exame deve ser repetido periodicamente, de acordo com a orientação médica, para avaliar a evolução da doença e a resposta ao tratamento.

Conclusão

A osteoporose é uma doença que afeta a saúde e a qualidade de vida de milhões de pessoas no mundo todo, especialmente mulheres após a menopausa. 

Como vimos, se caracteriza pela perda de densidade e resistência dos ossos, aumentando o risco de fraturas. 

Quanto a pergunta se a osteoporose pode causar câncer, vimos que não há relação direta entre as condições, porém ambas as condições aumentam o risco de fratura.

É ideal que o diagnóstico seja feito o quanto antes para que o tratamento adequado seja aplicado.

Contudo a prevenção é sempre o melhor remédio, e para isso existe uma solução simples e eficaz para repor o cálcio e outras vitaminas essenciais para a saúde dos seus ossos: Calcitran®. 

Calcitran® é uma linha de suplementos alimentares com diferentes produtos compostos por ingredientes que podem auxiliar na saúde dos seus ossos, músculos e articulações. 

Alguns desses ingredientes são: cálcio citrato malato, magnésio, colágeno tipo 2,, vitamina D e vitamina B12. Tais componentes te ajudam a fortalecer os ossos, prevenir a osteoporose, reduzir as dores nas articulações e melhorar a disposição e a energia.

É fácil de tomar, tem uma ótima absorção e não tem efeitos colaterais. Conheça os benefícios da linha Calcitran® , o seu aliado da saúde óssea.

TAGS:

COMPARTILHE:

Você também vai gostar