logo calcitran branco - Osteopenia: o que é, causas e tratamento

Osteopenia: o que é, causas e tratamento

Diferentemente do que muitos pensam, a osteopenia não é uma doença. Na verdade, ela é uma condição que indica uma perda gradual e constante de massa óssea.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, estabelece alguns critérios para determinar quadros de osteopenia na população. 

Assim, essa condição é diagnosticada quando um paciente está apresentando uma densidade mineral óssea de -1% a -2,4% – ou seja, uma faixa além da normalidade fisiológica de perda óssea.

Vale ressaltar que, essa perda, ao longo do tempo, desencadeia um comprometimento da resistência óssea e, com isso, acaba aumentando o risco do paciente sofrer determinadas fraturas. 

Inclusive, essa condição clínica pode levar à instalação de uma doença: a osteoporose. Doença essa, inclusive, que vem acometendo cada vez mais a população mais jovem. 

Quer aprender mais sobre o assunto, bem como conhecer a melhor forma de preveni-la? 

Então, continue conosco e tenha uma excelente leitura!

Afinal, o que é osteopenia?

Para entender o que é osteopenia, vamos analisar o corpo humano em seu contexto geral e o respectivo funcionamento das células.

As nossas células estão se renovando continuamente, principalmente no esqueleto. Afinal, os ossos antigos são lugar aos ossos novos. 

Porém, quando ocorre algum imprevisto e um consequente comprometimento desse processo de renovação, não há a devida reabsorção óssea.

Neste cenário, há a instalação de um quadro clínico bastante frequente – tanto em pessoas jovens quanto em adultos mais experientes e idosos – chamado de osteopenia. 

Logo, podemos definir a osteopenia como uma condição caracterizada pela redução significativa da densidade mineral óssea.

Importante mencionar que, caso não seja tratada de forma correta, a osteopenia pode agravar e desencadear doenças mais sérias, como a osteoporose.

Qual é a diferença entre osteopenia e osteoporose?

Na verdade, a osteoporose e a osteopenia são bem semelhantes. Afinal, a primeira é uma doença que foi desencadeada pela segunda.

Assim, enquanto a osteopenia é a condição que promove uma redução de massa óssea, a osteoporose é o resultado desse quadro após um tempo.

Na osteoporose, por sinal, a porosidade óssea fica ainda mais evidente, fazendo com que possíveis deformações ósseas sejam desencadeadas.

Inclusive, essa é uma doença que pode promover a perda da qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos, principalmente por conta das dores que ela pode vir a desenvolver.

Vale ressaltar que tanto a osteoporose quanto a osteopenia são quadros silenciosos, na maioria dos casos, diga-se de passagem.

Isso porque, apenas em casos mais avançados as dores podem surgir, bem como deformações na coluna e até mesmo redução na estatura do paciente.

Por fim, não existem relatos na literatura de reversão total da osteoporose e, infelizmente, não há cura. A osteopenia, por outro lado, tem tratamento e pode ser revertida ou evitada.

Contudo, o tratamento pode não ser adequado, visto que a maioria dos casos são descobertos nos estágios mais avançados.

Assim, a suplementação alimentar pode ser uma excelente alternativa. 

Dessa forma, surge uma proposta inovadora que possui triplo benefício e mais qualidade de vida ao paciente: o novo Calcitran Triflex.

Com ele, você garante mais saúde dos ossos, articulações e até mesmo músculos. 

Afinal, sua composição (colágeno tipo 2, magnésio e vitaminas D3 e K2) proporciona uma melhor qualidade de vida, trazendo mais flexibilidade e mobilidade para o seu dia a dia.

causas da osteopenia - Osteopenia: o que é, causas e tratamento

Quais são as causas da osteopenia?

É difícil atribuir a essa condição apenas uma causa. Isso porque, ela pode estar relacionada a um conjunto de fatores – sendo o envelhecimento uma das causas principais.

Isso porque, com o passar do tempo, é bastante comum perdermos densidade mineral óssea, justamente por conta desse processo natural do envelhecimento.

Contudo, a osteopenia pode ser desenvolvida em alguns cenários, tais como:

  • consumo inadequado de cálcio;
  • exposição solar ineficiente ou até mesmo reduzida;
  • não realização de atividades físicas;
  • tabagismo;
  • alcoolismo.

Além dessas causas mais comuns, pacientes que possuem problemas avançados nos rins e na glândula tireoidea, bem como aqueles que utilizam medicamentos de uso contínuo podem sofrer com a osteopenia. 

Vale ressaltar que essa condição é mais recorrente em mulheres – principalmente aquelas que estão na menopausa – mas pode ocorrer em homens também.

Nos homens, inclusive, principalmente os que se encontram na faixa etária entre 60 e 75 anos, a osteopenia pode surgir por conta de uma redução na produção da testosterona.

A osteopenia tem algum sintoma?

Na verdade, é bastante raro o desenvolvimento de algum sinal ou sintoma em quadros iniciais de osteopenia. 

Por outro lado, com o passar do tempo, essa condição pode ser a grande responsável por promover certas deformidades ósseas, em alguns casos avançados, ou até mesmo facilitar determinadas fraturas. 

Geralmente, essa condição não causa dores ou fraquezas. Porém, caso não seja tratada de forma adequada, ela pode avançar para a osteoporose, como citado anteriormente. 

Com isso, é normal que o paciente sinta dores localizadas, principalmente nos ossos, quadril, costas e pescoço. Por isso, vale a pena ficar sempre atento aos primeiros sintomas.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da osteopenia é estabelecido após a realização da densitometria óssea, um exame que tem o objetivo de mensurar a densidade mineral óssea.

De forma geral, esse exame pode ser comparado a um raio-x e, por conta disso, não gera nenhum desconforto ou dor no paciente. 

A única recomendação feita para que o exame seja realizado de forma adequada, é que, caso o paciente esteja fazendo uso de suplementação, ela deve ser suspensa 24 horas antes do exame ser feito. 

Essa medida, na verdade, faz com que não haja quaisquer alterações no resultado e, assim, a conduta terapêutica mais adequada seja estabelecida. 

Qual é o tratamento para osteopenia?

O principal objetivo da osteopenia é fazer com que a densidade mineral óssea seja perdida de forma excessiva ou até mesmo retardar o processo de osteoporose.

Para isso, o recomendado é a utilização de suplementos alimentares para que o cálcio consiga ser absorvido e, consequentemente, depositado nos ossos. 

Com suplementos, como o Calcitran MDK, diga-se de passagem, fica mais fácil garantir ossos, músculos mais saudáveis e fortes.

Isso porque, ele possui duplo benefício e é bastante indicado para mulheres que estejam no período de pré ou até mesmo pós-menopausa. 

A junção do cálcio, magnésio, vitamina D3 e vitamina K2 promove uma manutenção adequada da saúde óssea e o pleno funcionamento muscular.

Acesse hoje mesmo o nosso site e conheça todo o poder e benefícios que o Calcitran MDK pode te proporcionar!

tratamento para osteopenia - Osteopenia: o que é, causas e tratamento

Conclusão

No conteúdo de hoje, você foi capaz de conhecer o que é, quais são as causas e os principais sintomas da osteopenia.

Além disso, pode-se perceber que a suplementação alimentar é uma excelente opção quando se quer reduzir ou até mesmo frear o processo de perda de densidade mineral óssea.

Neste cenário, o Calcitran MDK, por sua vez, é um suplemento alimentar que oferece vários benefícios, garantindo ossos e músculos mais saudáveis e fortes.

TAGS:

COMPARTILHE:

Você também vai gostar