logo calcitran branco - Cálcio para gestante: a importância do mineral para saúde do bebê e da mãe

Cálcio para gestante: a importância do mineral para saúde do bebê e da mãe

Uma alimentação rica em nutrientes e vitamina é essencial durante a gravidez, por isso, entender os benefícios do cálcio para gestantes é tão importante.

O cálcio é um mineral essencial para a saúde dos ossos, dentes, músculos, nervos e coração, e durante a gravidez, tem uma importância ainda maior, pois é necessário para o desenvolvimento do bebê e para a prevenção de complicações como a pré-eclâmpsia e a osteoporose. 

Entenda mais sobre a importância do cálcio para gestantes, os sintomas da falta do mineral na gravidez, como fazer sua reposição e qual a suplementação ideal para cada caso. Acompanhe.

Qual a importância do cálcio para gestantes? 

O cálcio é um mineral que participa de diversas funções no organismo, como a coagulação sanguínea, o controle da pressão arterial, a contração muscular, a transmissão de impulsos nervosos e a formação de ossos e dentes.

Na gestação, tem uma função ainda mais importante, pois é necessário para o crescimento e desenvolvimento do esqueleto, do coração, dos nervos e dos músculos do bebê. 

Além disso, o cálcio para gestantes ajuda a prevenir duas condições que podem trazer riscos para a mãe e para o bebê: 

  • Pré-eclâmpsia;
  • Osteoporose.

A pré-eclâmpsia é uma complicação que se caracteriza pelo aumento da pressão arterial e pela presença de proteína na urina após a 20ª semana de gestação.

Pode causar vários problemas de desenvolvimento do feto e na saúde materna.

Estudos mostram que o consumo adequado de cálcio na gravidez pode reduzir o risco de pré-eclâmpsia em até 55%, especialmente em mulheres com dieta pobre em cálcio ou com alto risco para desenvolver a doença. 

Por isso, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomenda que as gestantes consumam cerca de 1 grama de cálcio por dia a partir da 12ª semana de gestação.

Já a osteoporose, é uma doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e pelo aumento da fragilidade dos ossos, podendo levar a fraturas e deformidades.

Na gravidez, se a mãe não consumir a quantidade adequada de cálcio, o bebê pode “roubar” o cálcio dos ossos maternos para suprir as suas necessidades . 

Caso não haja reposição adequada, há riscos de perda óssea progressiva desencadeando na osteoporose.

Por isso é fundamental que as gestantes consumam alimentos ricos em cálcio e tomem suplementos como os da linha Calcitran®, sempre sob indicação médica. 

Assim, elas garantem não só a saúde do bebê, mas também a sua própria saúde óssea.

Sintomas da falta de cálcio na gravidez 

A falta de cálcio na gravidez pode causar diversos sintomas tanto na mãe quanto no bebê. 

Na mãe, os sintomas mais comuns são:

Já no bebê, costumam aparecer os seguintes sintomas:

  • Baixo peso ao nascer;
  • Atraso no crescimento;
  • Raquitismo;
  • Osteomalácia;
  • Tetania neonatal.

Durante o pré-natal é essencial fazer o acompanhamento dos níveis de cálcio por meio dos exames de cálcio total e ionizado para entender a necessidade de uma intervenção com suplementos.

Caso a deficiência do mineral seja constatada, o médico poderá prescrever suplementos de cálcio na gravidez para corrigir a situação.

alimentos ricos calcio para gestantes - Cálcio para gestante: a importância do mineral para saúde do bebê e da mãe

Alimentos ricos em cálcio para gestantes 

Uma dieta equilibrada é a melhor prevenção contra a deficiência de cálcio e durante a gestação é ainda mais importante ter alimentos ricos neste mineral no seu dia a dia.

Os principais alimentos fontes de cálcio são os produtos lácteos, como leite, iogurte e queijos. 

A lactose, o açúcar do leite, ajuda na absorção do cálcio e não deve ser retirada sem orientação médica ou nutricional. 

Além dos produtos lácteos, existem outros alimentos que também contêm cálcio, mas em menor quantidade ou com menor biodisponibilidade. São eles:

  • Sardinha;
  • Camarão;
  • Amêndoa;
  • Gergelim;
  • Tofu;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Espinafre;
  • Laranja.

Idealmente, o consumo desses alimentos deve ser calculado por um profissional de nutrição considerando as necessidades de cada indivíduo.

Em geral, a recomendação diária de cálcio na gravidez é de cerca de 1 grama,  que pode ser consumida em 4 porções de alimentos ricos em cálcio.

Uma porção equivale a uma xícara de leite, um pote de iogurte, duas fatias de queijo ou meia xícara de vegetais verdes escuros. 

Faça combinações destes ingredientes para ter um cardápio saudável e variado, além de combinar com outras vitaminas e minerais que contribuem para a absorção do cálcio. 

Existem alimentos que ajudam na absorção de cálcio?

Sim, existem alguns alimentos que ajudam na absorção de cálcio pelo organismo. Um deles é a vitamina D, hormônio que regula o metabolismo do mineral e facilita a sua entrada nas células. 

A melhor forma de obter vitamina D é pela exposição ao sol, por cerca de 15 minutos sem filtro solar.

É ideal que seja o sol da manhã, antes das 10h para que não tenha nenhum tipo de dano à pele.

Também pode complementar com alimentos ricos nessa vitamina como:

  • Peixes gordurosos (salmão, atum, sardinha);
  • Ovos;
  • Fígado;
  • Cogumelos;
  • Leite fortificado.

Ou seja, uma dieta equilibrada é a chave para manter os níveis de cálcio na medida adequada, especialmente durante a gravidez.

Qual a quantidade de cálcio ideal na gravidez? 

A quantidade de cálcio ideal na gravidez depende da idade da gestante. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a recomendação é o consumo de 900 mg de cálcio por dia.

Essas quantidades podem ser alcançadas com uma alimentação balanceada e rica em cálcio, mas em alguns casos, o médico pode indicar a suplementação de cálcio na gravidez para complementar a dieta.

quando tomar calcio para gestantes - Cálcio para gestante: a importância do mineral para saúde do bebê e da mãe

Quando é necessário suplementação de cálcio na gravidez? 

Durante o pré-natal é necessário acompanhar os níveis de cálcio da gestante para determinar a necessidade de suplementação,

Contudo, alguns  fatores podem contribuir para aumentar o risco de desenvolvimento de pré-eclâmpsia ou osteoporose como:

  • Histórico familiar ou pessoal de pré-eclâmpsia;
  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Gestação múltipla;
  • Idade avançada;
  • Baixa ingestão de cálcio;
  • Intolerância à lactose;
  • Doenças renais;
  • Doenças intestinais.

Importante reforçar que toda suplementação na gestação deve ser indicada e monitorada pelo seu médico.

O uso indiscriminado de suplementos de cálcio na gravidez pode causar efeitos colaterais como constipação, pedras nos rins, hipercalcemia e interações medicamentosas.

Quando começar a tomar cálcio na gravidez? 

O momento ideal para começar a tomar cálcio na gravidez depende da indicação médica e da situação clínica da gestante. 

Em geral, recomenda-se que as gestantes com alto risco de pré-eclâmpsia iniciem a suplementação de cálcio na gravidez a partir da 12ª semana de gestação.

Nesta etapa da gestação é quando ocorre o pico de formação do esqueleto fetal e que se inicia a formação da placenta. 

Já as gestantes com baixo risco ou sem risco podem iniciar a suplementação de cálcio na gravidez mais tarde, conforme orientação médica.

Qual cálcio tomar na gravidez? 

Existem vários tipos de cálcio disponíveis no mercado, mas nem todos são adequados para as gestantes. 

O tipo de cálcio mais recomendado para as gestantes é o carbonato de cálcio, pois é o que possui maior concentração do mineral e melhor custo-benefício. 

O carbonato de cálcio deve ser tomado junto com as refeições, pois precisa do ácido do estômago para ser absorvido.

Um exemplo de suplemento à base de carbonato de cálcio é o Calcitran® MDK mastigável, que também traz a vitamina D3 na sua formulação, que ajuda na absorção do mineral e na prevenção do raquitismo. 

O Calcitran® é um produto seguro e eficaz para as gestantes, pois possui registro na Anvisa e é produzido com matéria de qualidade e certificada. 

Confira todos os detalhes da linha Calcitran® e fale com seu médico para entender qual a melhor opção e qual o momento adequado para iniciar a suplementação.

Conclusão 

O cálcio é um mineral essencial para a saúde da mãe e do bebê durante a gravidez.

Sua função é auxiliar na formação dos ossos, dentes, músculos, nervos e coração do bebê, além de prevenir complicações como a pré-eclâmpsia e a osteoporose na mãe. 

Para garantir uma ingestão adequada de cálcio na gravidez, é preciso consumir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como os produtos lácteos, os peixes gordurosos, os ovos e os vegetais verdes escuros. 

Vimos que em certos casos o médico pode indicar a suplementação de cálcio na gravidez, especialmente com o carbonato de cálcio, que é o tipo mais concentrado e econômico do mineral. 

A linha Calcitran® tem as vitaminas e minerais para suprir essa demanda durante a gestação, sendo um um produto seguro e eficaz.

Lembrando que suplementação só com supervisão médica, por isso, consulte o seu e aproveite os benefícios que o Calcitran® traz para sua saúde óssea.

TAGS:

COMPARTILHE:

Você também vai gostar