logo calcitran branco - Vitamina D3: o que é, para que serve e como obter

Vitamina D3: o que é, para que serve e como obter

A vitamina D3, na verdade, é um subgrupo da vitamina D, juntamente com as vitaminas D1, D2, D4 e D5. Hoje, um dos tipos mais estudados é a vitamina D3.

Inclusive, pesquisas realizadas ao longo do tempo mostraram que, aproximadamente, 90% dessa vitamina é produzida por meio da exposição solar.

Além disso, essa vitamina é fundamental para reduzir as chances do desenvolvimento de certas doenças, inclusive alguns tipos de câncer. 

No entanto, sua deficiência está associada a um aumento de infecções, desencadeamento de dores musculares, fraqueza etc. – independentemente da idade e do gênero. 

No conteúdo de hoje, você será capaz de aprofundar os seus conhecimentos sobre a vitamina D3, bem como descobrir seus muitos benefícios.

Vamos lá? Então, continue conosco e tenha uma excelente leitura!

O que é vitamina D3?

A vitamina D3, também conhecida como colecalciferol, é um subgrupo da vitamina D. Ela é produzida na pele por meio da exposição solar.

Alguns pesquisadores da área, atestam que, hoje, a vitamina D3 é definida como um pré-hormônio, justamente por conta de suas múltiplas funções.

Vale ressaltar que essa vitamina pode ser encontrada em alguns alimentos, porém em pequenas quantidades, não sendo suficiente para alcançar as recomendações, em muitos casos.

Por conta disso, não é difícil perceber a necessidade de suplementação dessa vitamina, pois, nem sempre, estamos expostos ao sol de maneira adequada.

Para que serve a vitamina D3?

Na verdade, a vitamina D3, como citado anteriormente, possui diversas funções para garantir ao organismo um pleno funcionamento.

A principal função, diga-se de passagem, é o seu potencial para maximizar a absorção de cálcio no intestino, além de influenciar no metabolismo e na saúde dos ossos. 

Uma curiosidade: pesquisas apontam que, de forma geral, apenas 15% do cálcio da alimentação é absorvido quando a vitamina D3 não está presente ou quando está deficiente. 

Além disso, essa vitamina contribui para que o sistema imunológico consiga combater de forma adequada agentes infecciosos.

Outras funções da vitamina D3 no organismo são:

  • contribui para prevenir a diabetes;
  • controla a pressão arterial;
  • mantém os níveis de fósforo e cálcio adequados na corrente sanguínea;
  • previne o surgimento de várias doenças, como o câncer, por exemplo.

Uma outra função dessa vitamina é a sua ativa participação na síntese de queratina, proteína esta que atua na proteção e consequente hidratação dos cabelos e até mesmo da pele.

Como o corpo consegue vitamina D3

O corpo consegue essa vitamina por meio da exposição aos raios UVB, os quais são responsáveis por iniciar determinadas reações químicas na pele, fazendo com que a pré-vitamina D3 seja transformada em sua forma ativa.

Por conta disso, o recomendado é se expor ao sol todos os dias de 15 a 20 minutos, aproximadamente, sem a utilização de filtros ou bloqueadores solares.

Porém, é importante comentar que alguns aspectos devem ser levados em consideração antes de se expor ao sol, como a estação do ano, a tonalidade da pele etc. 

Logo, o ideal é procurar um especialista para que, então, seja estabelecido o melhor horário para que a exposição seja, de fato, adequada e eficiente.

alimentos ricos em vitamina d3 - Vitamina D3: o que é, para que serve e como obter

Alimentos ricos em vitamina D3

Os alimentos considerados ricos em vitamina D3 são aqueles de origem animal, como queijo, carnes, leite e derivados, salmão etc. 

Além desses alimentos, alguns são ótimas fontes dessa vitaminas, tais como:

  • sardinha;
  • óleo de fígado de bacalhau;
  • ostras (e demais frutos do mar);
  • fígado de galinha;
  • iogurte.

Lembre-se: é muito difícil (quase impossível) alcançar as recomendações diárias de vitamina D3 apenas pela alimentação. 

Por isso, na maioria das vezes, a suplementação é uma excelente alternativa. 

Inclusive, com suplementos, como o Calcitran MDK, diga-se de passagem, fica mais fácil garantir ossos, músculos e articulações mais saudáveis e fortes.

Isso porque, ele possui duplo benefício e é bastante indicado para mulheres que estejam no período de pré ou até mesmo pós-menopausa. 

A junção da vitamina D3, cálcio, magnésio e vitamina K2 promove uma manutenção adequada da saúde óssea e o pleno funcionamento muscular.

Acesse hoje mesmo o nosso site e conheça todo o poder e benefícios que o Calcitran MDK pode te proporcionar!

Qual deve ser o consumo diário da vitamina D3?

A ingestão recomendada desta vitamina vai variar conforme a etapa da vida e a idade do paciente. 

Em condições normais, um indivíduo até 70 anos, irá precisar de 15 mcg de vitamina D3 por dia. Agora, pessoas acima de 70 anos, a recomendação é um pouco maior: 20 mcg por dia.

Como medir a taxa de vitamina D3?

Os níveis de vitamina D3 podem ser medidos por meio de um simples exame de sangue, conhecido como hidroxivitamina D, também chamado de 25(OH)D.

O profissional habilitado para solicitar esse tipo de exame é o clínico geral, endocrinologista ou até mesmo o nutricionista – justamente para estabelecer a melhor conduta terapêutica. 

Quando é necessário suplementar a vitamina D3?

A suplementação é indicada quando as doses diárias de vitamina D3 não são alcançadas pela alimentação ou quando se deseja tratar alguma doença preexistente. 

Inclusive, problemas que causam absorção da vitamina D3 também são fortes indicações para suplementar essa vitamina. 

Outros problemas podem requerer a suplementação dessa vitamina, tais como:

  • osteoporose;
  • doença celíaca;
  • psoríase;
  • raquitismo;
  • doença de Crohn.

Sintomas de baixa vitamina D3 no corpo

Os sintomas mais frequentes da deficiência de vitamina D3 no corpo são:

  • dormência;
  • dores musculares;
  • fadiga crônica;
  • queda de cabelo excessiva;
  • depressão e outros sintomas psicológicos;
  • desenvolvimento atrasado em crianças;
  • instalação de infecções de forma recorrente.

deficiencia vitamina d3 - Vitamina D3: o que é, para que serve e como obter

Conclusão

No conteúdo de hoje, você foi capaz de conhecer o que é, para que serve, bem como quais são os principais benefícios da vitamina D3 no organismo.

Além disso, foi capaz de concluir que, nem sempre, conseguimos alcançar as recomendações nutricionais desse mineral, principalmente com a instalação de certas doenças que reduzem sua absorção. 

Por conta disso, o Calcitran MDK, por sua vez, é um suplemento alimentar que oferece triplo benefício, garantindo ossos e articulações mais saudáveis e fortes.

TAGS:

COMPARTILHE:

Você também vai gostar