logo calcitran branco - Vitamina K2: benefícios, alimentos ricos e dose diária

Vitamina K2: benefícios, alimentos ricos e dose diária

A vitamina K2 é peça fundamental na preservação da saúde óssea, dental e cardiovascular, mas muitas vezes é esquecida entre os nutrientes necessários para manter o funcionamento saudável do organismo.

Essa é uma substância responsável por funções de alta importância, como a entrega de cálcio aos ossos, por isso merece atenção especial para manter a qualidade de vida e o bem-estar.

Ao longo deste conteúdo, vamos entender para que serve, quais são seus benefícios e em quais alimentos esse tipo de vitamina está presente, além de conferir sinais que podem indicar a falta da K2 no organismo.

Continue a leitura para conferir!

O que é a vitamina K2?

No complexo de vitamina K, o tipo K2 se refere a menaquinona, um importante nutriente para a saúde do coração e dos ossos. 

Diferente da vitamina K1, a K2 tem melhor absorção pelo organismo e, por isso, fica mais tempo presente na corrente sanguínea. Esse é um dos motivos para os amplos benefícios da substância para a saúde.

Para que serve a vitamina K2?

vitamina k2 para que serve - Vitamina K2: benefícios, alimentos ricos e dose diária

As vitaminas do complexo K atuam na preservação da saúde cardiovascular, no processo de coagulação do sangue e também no transporte de cálcio. Nesse cenário, a K2 tem como papel principal a distribuição do cálcio no organismo.

Ela é a substância responsável por levar o cálcio aos lugares corretos, como ossos e dentes. Com isso, a K2 contribui para a densidade óssea e também evita o acúmulo do mineral em locais impróprios, como nas artérias.

Isso ajuda a prevenir diversos problemas de saúde, como o infarto, AVC e a aterosclerose. 

Benefícios da vitamina K2

O combate a doenças cardiovasculares é um dos principais benefícios do nutriente menaquinona no organismo. 

Ao evitar o acúmulo de cálcio nos vasos sanguíneos, a vitamina previne a calcificação das artérias, o que aumenta o risco de doenças no coração e problemas de circulação.

Além disso, a distribuição correta do cálcio promovida pela vitamina garante a fixação do mineral nos ossos, mantendo a saúde de toda a estrutura óssea. 

Conheça outros benefícios proporcionados por essa vitamina do complexo K:

  • melhora na circulação sanguínea;
  • fortalecimento da estrutura dental;
  • ajuda a evitar hemorragias graves;
  • fortalecimento dos ossos, o que evita fraturas e dores nas articulações;
  • preservação da massa óssea e prevenção de doenças que atingem os ossos como a osteoporose.

Qual é a quantidade diária ideal de vitamina K2?

A quantidade diária ideal de menaquinona varia de uma pessoa para outra. Fatores como idade, peso, sexo e estado de saúde influenciam nessa dosagem.

Em geral, as vitaminas do complexo K seguem uma indicação de 90 mcg e 120 mcg por dia para uma pessoa adulta. A dosagem ideal deve ser definida por um médico após avaliação de cada paciente. 

Qual é o melhor horário para tomar vitamina K2?

Assim como a dosagem, o horário ideal para tomar a K2 também deve ser definido por um médico, depois de uma avaliação das necessidades de cada pessoa.

Uma indicação comum é o consumo junto a uma refeição para garantir uma boa absorção da vitamina, mas isso pode variar de pessoa para pessoa.

7 alimentos ricos em vitamina K2

A menaquinona normalmente é encontrada em alimentos fermentados e produtos de origem animal. Confira 7 opções ricas nesse tipo de vitamina do complexo K:

  • iogurtes;
  • manteiga;
  • gema do ovo;
  • fígados de animais;
  • queijos fermentados ou brancos;
  • peixes mais gordurosos, como atum e salmão;
  • pratos à base de soja fermentada, como o natto.

Quais são os sintomas de baixa vitamina K2 no organismo?

Quando a vitamina do tipo K2 está baixa, o organismo pode apresentar alguns sinais que indicam a deficiência, como:

  • sangramentos frequentes;
  • hemorragias mais graves e problemas de coagulação;
  • enfraquecimento dos ossos e maior suscetibilidade a fraturas.

Para avaliar os sintomas, é fundamental procurar um médico e realizar exames. 

Existem perigos e efeitos colaterais da vitamina K2?

De maneira geral, a K2 é segura quando consumida nas doses recomendadas por profissionais especializados. No entanto, vale destacar que a ingestão em excesso pode causar problemas de coagulação.

Por isso, siga sempre as recomendações médicas e faça a suplementação da vitamina apenas quando indicado por um especialista da área de saúde. 

É verdade que a vitamina K2 engrossa o sangue?

perigos da vitamina k2 - Vitamina K2: benefícios, alimentos ricos e dose diária

Não, isso é um mito. As vitaminas do complexo K, incluindo a K2, têm um importante papel no processo de coagulação sanguínea, mas não engrossam o sangue.

A função dessas vitaminas é justamente assegurar que a coagulação ocorra corretamente. O que pode acontecer, em casos de deficiência ou uso não orientado de suplementação, é uma falha nesse processo, que pode levar ao surgimento de coágulos.

Por isso é fundamental conferir os níveis de vitamina no organismo e sempre consultar um médico antes de suplementar qualquer substância. 

Quando suplementar vitamina K2?

A suplementação da K2 é indicada apenas em caso de deficiência da substância no organismo e deve sempre seguir orientação médica. 

Como uma das principais vitaminas para fortalecer os ossos, a menaquinona contribui para a distribuição e regulação do cálcio no organismo.

Essa substância está presente no Calcitran MDK, suplemento alimentar que une cálcio, magnésio e vitaminas D3 e K2 em sua composição para complementar os seus cuidados diários com a saúde óssea e muscular.

Conheça os benefícios do Calcitran MDK e amplie os cuidados com a saúde óssea!

Conclusão

Como parte das vitaminas do complexo K, a K2 exerce um papel fundamental para o funcionamento do organismo. Ao cuidar do transporte do cálcio, esse nutriente promove o fortalecimento dos ossos e ainda evita a calcificação dos vasos sanguíneos.

A K2 está presente em diversos alimentos, especialmente de origem animal, e também pode ser encontrada em suplementos como o Calcitran MDK e Calcitran Triflex. 

Entender os benefícios dessa vitamina e integrar o consumo de alimentos que contam com a menaquinona em sua composição é uma forma de cuidar da saúde dos ossos, dentes e coração.

Caso observe algum sintoma que possa indicar a deficiência desse tipo de vitamina, consulte um médico para uma avaliação e siga as orientações de dosagem em caso de suplementação. 

TAGS:

COMPARTILHE:

Você também vai gostar