logo calcitran branco - Cálcio: para que serve, benefícios e os principais alimentos ricos

Cálcio: para que serve, benefícios e os principais alimentos ricos

Você, certamente, já ouviu dizer que é importante beber bastante leite e consumir produtos lácteos para garantir boas doses de cálcio na corrente sanguínea.

Isso porque, como você verá, o leite e seus derivados são fontes desse mineral, o qual é extremamente importante para a saúde óssea e para evitar diversos outros problemas.

Além disso, conhecer outras fontes de cálcio será importante como alternativa para indivíduos que possuem intolerância à lactose ou alergia a produtos derivados do leite.

No conteúdo de hoje, você será capaz de aprofundar os seus conhecimentos sobre o cálcio, o mineral mais abundante do corpo humano.

Vamos lá? Então, continue conosco e ótima leitura!

O que é o cálcio?

Pesquisas indicam que o cálcio pode estar associado a, aproximadamente, 2% do peso de um adulto. Mas, afinal, o que é o cálcio?

De forma geral, o cálcio é o mineral mais abundante do corpo humano e é considerado um dos mais importantes para a realização de funções básicas do organismo.

Sabe-se, também, que 99% desse mineral pode ser encontrado nos ossos e nos dentes na forma de hidroxiapatita – substância esta que confere a conhecida rigidez ao esqueleto. 

Por conta de todos os seus benefícios, o cálcio é um dos nutrientes mais estudados da área médica e um importante aliado na prevenção/tratamento de doenças ósseas, como a osteoporose, por exemplo. 

Para que serve o cálcio?

A principal função do cálcio é contribuir para o desenvolvimento saudável dos dentes e dos ossos. Dessa forma, pode ser encontrada nas partes mais rígidas do corpo humano.

Além disso, ele desempenha outras importantes funções, algumas delas, inclusive, estão relacionadas à função neuromuscular.

Isso porque, o cálcio, juntamente com as fibras musculares, participa da contração muscular por meio de ações promovidas no interior da célula.

Diga-se de passagem, esse mineral possui outras funções, tais como:

  • coagulação sanguínea;
  • contribui para o processo de divisão celular;
  • por meio de reações químicas, age no metabolismo energético. 

Como o cálcio age no corpo?

O cálcio, como você pode conferir nos tópicos acima, é um dos minerais que contém o maior número de benefícios. 

Nas crianças, por exemplo, ele é essencial para o desenvolvimento adequado e saudável dos pequenos. 

Afinal, ele é o grande protagonista quando há uma “acentuada esticada” na etapa final do crescimento.

Após o período de crescimento, o cálcio também contribuiu para a manutenção de ossos fortes e saudáveis, sendo o principal mineral para evitar a diminuição da densidade óssea, por exemplo.

Vale ressaltar que essa perda é natural e esperada a partir dos 50 anos de idade. No entanto, caso os níveis séricos de cálcio estejam dentro do recomendado, esse evento pode ser adiado por um tempo maior. 

Uma curiosidade sobre esse assunto: as mulheres possuem uma maior chance de perderem densidade óssea após a menopausa – quando comparadas ao homem. 

Logo, há uma maior probabilidade de desenvolverem doenças ósseas, como a osteoporose, por exemplo. 

Outro mecanismo que também pode ser atribuído ao cálcio é a contração das fibras do músculo, como dito anteriormente.

Sem esse mineral, por exemplo, haveria o comprometimento de funções básicas do organismo, como o pleno funcionamento de enzimas e o bombeamento de sangue para todo o corpo. 

Valores de referência do cálcio

Os valores de referência do cálcio, na verdade, variam de acordo com o laboratório que está coletando, processando e liberando a análise da amostra.

Isso porque, o processo de análise costuma ser diferente entre os laboratórios. Logo, é importante consultar um médico, geralmente o clínico geral, para que você saiba se está dentro (ou não) das referências.

Normalmente, a concentração plasmática desse mineral considerada normal está entre 8,8 e 10,4 mg/dL. 

Inclusive, fique atento, pois a melhor forma de medir o cálcio na corrente sanguínea é por meio do cálcio livre ou ionizado – que é a forma ativa fisiologicamente do cálcio.

alimentos ricos em calcio - Cálcio: para que serve, benefícios e os principais alimentos ricos

Alimentos ricos em cálcio para incluir na sua dieta

Incluir alimentos ricos em cálcio na sua dieta é uma das melhores alternativas para nunca ter problemas relacionados à deficiência desse mineral. 

De forma geral e simplificada, os alimentos de origem animal são os mais ricos em cálcio, tais como: leite, manteiga, sardinha, queijo etc. 

Por outro lado, existem vários alimentos de origem vegetal que também são ótimas fontes de cálcio e, assim, uma opção para pessoas veganas e vegetarianas. 

Caso você queira saber, afinal, quais são os alimentos com maior índice desse mineral, você pode acessar a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco) e conferir.

Os mais comuns são:

  • couve;
  • espinafre;
  • linhaça;
  • algas marinhas;
  • gergelim;
  • feijão branco;
  • chia.

Qual é a ingestão diária de cálcio recomendada?

O consumo diário desse mineral tão abundante, na verdade, varia de acordo com a idade, gênero e quadro fisiológico atual. 

Dessa forma, as recomendações são maiores quando o indivíduo está na fase de desenvolvimento, como na infância e adolescência. 

Nos adultos, por outro lado, o consumo é menor, pois há uma estabilidade na formação e consequente reabsorção pelo osso. 

Hoje, o que se preconiza, pelo Ministério da Saúde (MS), é uma ingestão de cálcio de 1000 mg/dia para adultos e lactantes.

Outros grupos, como crianças e gestantes, as recomendações podem variar. Veja!

  • Crianças de 1 a 3 anos de idade: 500 mg;
  • Crianças de 4 a 6 anos de idade: 600 mg;
  • Crianças de 7 a 10 anos de idade: 700 mg;
  • Gestantes: 1200 mg.

Como dito, pode haver variações neste número dependendo de alguns aspectos, como predisposição genética à deficiência de cálcio, má alimentação e/ou absorção etc. 

Quando suplementar cálcio?

Nem sempre a recomendação de cálcio pode ser alcançada por meio da alimentação, principalmente para aquelas pessoas que possuem uma rotina bastante agitada.

Nestes casos, a suplementação entra como uma alternativa para que se alcance as recomendações deste mineral e, assim, o paciente possa ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Inclusive, pessoas que possuem uma desordem na absorção desse mineral demandam uma quantidade maior.

Assim, é fundamental optar por um suplemento alimentar que consiga atuar na manutenção da saúde dos ossos, articulações e músculos, como o Calcitran Triflex

Esse suplemento alimentar é o lançamento da linha Calcitran e conta com triplo benefício, justamente por conta da sua associação com outros componentes, como:

  • Colágeno Tipo 2;
  • Vitaminas D3 e K2;
  • Magnésio.

Essa junção, na verdade, promove mais qualidade de vida, mais mobilidade e flexibilidade para o dia a dia e serve como um poderoso aliado na prevenção/tratamento de doenças ósseas.

Acesse hoje mesmo o nosso site e conheça todo o poder e benefícios que o Calcitran Triflex pode te proporcionar!

Quais são os efeitos da falta de cálcio no organismo?

Os efeitos da falta desse mineral no organismo pode ser enxergado a médio e longo prazos. Inclusive, alguns sinais são bem sutis, fazendo com que o indivíduo não dê muita atenção.

A melhor dica para saber se está (ou não) com níveis séricos abaixo do recomendado é fazendo um exame convencional de sangue – simples e prático. 

Sintomas da falta de cálcio

Alguns sintomas desencadeados pela falta de cálcio no organismo são:

  • fadiga;
  • estresse;
  • sonolência;
  • problemas corriqueiros nos dentes, como cárie;
  • cãimbras;
  • formigamento nas mãos, pés e até mesmo nas pernas;
  • confusão mental;
  • falha de memória. 

o que causa falta de calcio - Cálcio: para que serve, benefícios e os principais alimentos ricos

Conclusão

No conteúdo de hoje, você aprendeu o que, para que serve, quais os benefícios e quais são os principais alimentos que são fonte de cálcio.

Além disso, pode conferir que, por vezes, as recomendações nutricionais desse mineral não serão atendidas apenas pela alimentação e que a suplementação servirá como uma opção.

O Calcitran Triflex, por sua vez, é um suplemento alimentar que oferece triplo benefício, garantindo ossos e articulações mais saudáveis e fortes. 

TAGS:

COMPARTILHE:

Você também vai gostar