logo calcitran branco - Para que serve o magnésio, causas de deficiência e como fazer uma reposição eficiente

Para que serve o magnésio, causas de deficiência e como fazer uma reposição eficiente

Para saúde do corpo, principalmente dos ossos, é um dos fatores que explicam para que serve o magnésio.

Esse mineral essencial precisa ser ingerido adequadamente em complemento a outros nutrientes e vitaminas.

Por isso vamos explicar tudo sobre o magnésio, seus benefícios, o que causa a perda do mineral e quando fazer a reposição através da suplementação ideal. Acompanhe.

O que é o magnésio?

Antes de sabermos para que serve o magnésio é preciso entender o que é onde está presente no nosso organismo.

O magnésio é o quarto mineral mais abundante no organismo humano, participando de mais de 300 reações bioquímicas essenciais para o funcionamento adequado das células, dos tecidos e dos órgãos. 

Ele está presente principalmente nos ossos, nos músculos e no cérebro, mas também pode ser encontrado em pequenas quantidades no sangue e em outros fluidos corporais.

É um nutriente que não pode ser produzido pelo corpo, por isso deve ser obtido através da alimentação ou da suplementação. 

A quantidade diária recomendada de magnésio varia de acordo com a idade, o sexo e o estado de saúde de cada pessoa, mas em geral, os adultos precisam de cerca de 310 a 420 mg por dia.

o que e magnesio - Para que serve o magnésio, causas de deficiência e como fazer uma reposição eficiente

Para que serve o magnésio?

O magnésio serve para diversas funções importantes no corpo, tais como:

  • Regular a contração e o relaxamento dos músculos, prevenindo cãibras, dores e fadiga muscular;
  • Manter o equilíbrio dos eletrólitos, como o cálcio, o potássio e o sódio, que são responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos e pela manutenção da pressão arterial;
  • Atuar na produção e no transporte de energia, favorecendo o metabolismo da glicose, dos lipídios e das proteínas;
  • Participar da síntese de moléculas importantes, como o DNA, o RNA, as enzimas e os antioxidantes, que estão envolvidos na divisão celular, na reparação dos tecidos e na proteção contra os radicais livres;
  • Auxiliar na absorção e na utilização de outros nutrientes, como o cálcio, o fósforo, a vitamina D e a vitamina B12, que são essenciais para a saúde dos ossos, dos dentes, do sistema imunológico e do sistema nervoso;
  • Influenciar na produção e na liberação de hormônios e de neurotransmissores, como insulina, cortisol, melatonina, serotonina e dopamina, que regulam o açúcar no sangue, o estresse, o sono, o humor e o prazer.

Benefícios do magnésio

Além de servir para as funções básicas do organismo, o magnésio também traz benefícios para a prevenção e o tratamento de diversas condições de saúde, como:

Previne a osteoporose

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e pelo aumento do risco de fraturas. 

Para prevenção o magnésio é um dos nutrientes essenciais, pois contribui para a formação e a manutenção da estrutura óssea.

Por meio da estimulação das atividades das células que produzem osso (osteoblastos) e inibe as células que o degradam (osteoclastos) mantém a massa óssea em níveis saudáveis.

Além disso, o magnésio também ajuda na absorção e na fixação do cálcio nos ossos, que é o principal mineral responsável pela densidade óssea.

Alívio de estresse, depressão e ansiedade

O estresse, a depressão e a ansiedade são transtornos mentais que afetam a qualidade de vida de muitas pessoas. 

Contra isso, o magnésio pode atuar como um agente calmante e antidepressivo, pois modula a atividade dos receptores.

Dessa forma, estimula a transmissão de sinais entre as células nervosas, contribuindo na aprendizagem, plasticidade cerebral e memória.

Também favorece a produção e a liberação de serotonina, que é o neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar, de relaxamento e de felicidade.

Auxílio nas funções musculares

Este mineral serve também para o bom funcionamento dos músculos, pois participa da contração e do relaxamento muscular.

São processos que dependem do equilíbrio entre o cálcio e o magnésio, portanto quando há falta deste componente, os músculos podem ficar mais tensos, rígidos e propensos a espasmos, cãibras e dores. 

Previne doenças cardiovasculares

Outro benefício do magnésio é a prevenção e o controle de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, a aterosclerose, o infarto e o acidente vascular cerebral. 

Atua na dilatação dos vasos sanguíneos, na redução da pressão arterial, na prevenção da formação de coágulos, na regulação do ritmo cardíaco e na proteção do endotélio, que é a camada que reveste os vasos. 

Com efeito antioxidante, combate o estresse oxidativo e a inflamação, que são fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

alimentos ricos magnesio - Para que serve o magnésio, causas de deficiência e como fazer uma reposição eficiente

Alimentos ricos em magnésio

Agora que você entende para que serve o magnésio, é o momento de entender quais as principais fontes deste mineral.

A alimentação é a melhor maneira de ingestão do magnésio, pois os alimentos que contêm esse mineral também fornecem outros nutrientes que potencializam os seus efeitos. 

Alguns exemplos de alimentos ricos em magnésio são:

  • Sementes de abóbora, de girassol, de gergelim e de linhaça;
  • Castanhas, amêndoas, nozes e amendoim;
  • Cereais integrais, como arroz, aveia, quinoa e trigo;
  • Leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico e soja;
  • Vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve, rúcula e alface;
  • Frutas, como banana, abacate, figo e damasco;
  • Chocolate amargo, cacau em pó e melado de cana;
  • Leite, iogurte, queijo e ovos;
  • Peixes, como salmão, sardinha, atum e arenque.

A quantidade de magnésio presente nos alimentos pode variar de acordo com o tipo, a qualidade e o modo de preparo dos mesmos. 

Em geral, os alimentos de origem vegetal, orgânica e integral são mais ricos em magnésio do que os de origem animal, industrializada e refinada. 

Quais são as causas da deficiência de magnésio?

A deficiência de magnésio, também chamada de hipomagnesemia, é uma condição que se caracteriza pela baixa concentração de magnésio no sangue.

Geralmente é quando os índices são inferiores a 1,8 mg/dL e as principais causas dessa deficiência são:

  • Ingestão insuficiente de magnésio na dieta, devido ao consumo excessivo de alimentos pobres em magnésio, como os industrializados, os processados, os refinados e os açucarados;
  • Absorção inadequada de magnésio pelo intestino, devido a doenças inflamatórias intestinais;
  • Excreção excessiva de magnésio pelos rins, devido ao uso de alguns medicamentos;
  • Outros fatores, como o alcoolismo, o estresse crônico, a gravidez, a lactação, o envelhecimento, a diabetes, a hipercalcemia, o hipoparatireoidismo e o hiperaldosteronismo.

Como tratar?

O tratamento da deficiência de magnésio depende da causa, da gravidade e dos sintomas apresentados. 

Na maioria dos casos basta corrigir a alimentação, aumentando o consumo de alimentos ricos em magnésio e evitando os que prejudicam a sua absorção, como os que contêm ácido fítico, ácido oxálico, cafeína e álcool. 

Em outros casos, pode ser necessário fazer a suplementação de magnésio, sob orientação médica, para repor os níveis adequados desse mineral no organismo.

A suplementação de magnésio pode ser feita por via oral, através de comprimidos, cápsulas ou solução em pós.

Na linha Calcitran® você encontra produtos com as doses de magnésio e outros nutrientes ideais para cada situação.

Conclusão

Vimos para que serve o magnésio nas funções do organismo, bem como as causas de deficiência e formas de repor e manter bons níveis do mineral.

Além disso, vimos os benefícios para a prevenção e o tratamento de diversas condições de saúde, como a osteoporose, estresse, depressão, ansiedade, doenças cardiovasculares e a deficiência de magnésio.

Para obter o magnésio, é preciso consumir alimentos ricos nesse mineral, porém em alguns casos, pode ser necessário fazer a suplementação de magnésio, sob orientação médica, para repor os níveis adequados desse mineral no organismo.

Com isso em mente, apresentamos a forma ideal de fazer a reposição e complementação de magnésio e outros nutrientes, os suplementos da linha Calcitran®.

São vários suplementos com as características e nutrientes necessários para suplementação complementar para cada indivíduo.

Convidamos você a conhecer as vantagens de usar os suplementos da linha Calcitran®, que oferecem uma solução completa para o tratamento de reposição de cálcio, magnésio e outras vitaminas. 

TAGS:

COMPARTILHE:

Você também vai gostar