logo calcitran branco - Conheça os melhores alimentos ricos em cálcio para incluir no seu dia a dia

Conheça os melhores alimentos ricos em cálcio para incluir no seu dia a dia

Sem dúvida, alimentos ricos em cálcio devem ter o consumo encorajado e, assim, fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada. 

Afinal, a função principal desse mineral é contribuir para uma saúde óssea de qualidade e a redução significativa de fraturas, principalmente para os idosos. 

Vale ressaltar que, para indicar a quantidade de cálcio necessária para o pleno funcionamento do organismo, devem ser levados em consideração alguns fatores, como idade e estado fisiológico atual. 

Inclusive, quando se pensa em alimentos ricos em cálcio, provavelmente, o primeiro que vem à sua cabeça é o leite, bem como seus derivados.

No entanto, existem muitas alternativas, principalmente quando estamos nos referindo a veganos e/ou vegetarianos – por isso, é importante conhecer o máximo possível de alimentos ricos em cálcio.

Quer aprofundar os seus conhecimentos sobre esse assunto? Então, continue conosco e tenha uma excelente leitura!

O que é o cálcio?

Essencial para a saúde óssea, entre outras funções, o cálcio é um dos minerais mais abundantes no nosso organismo.

Inclusive, alguns estudos mostram que 2% do peso corporal de um adulto é composto essencialmente por cálcio, na forma de hidroxiapatita.

Essa substância, diga-se de passagem, é a responsável por conferir rigidez ao sistema esquelético.

Além disso, por conta de todas as vantagens reconhecidas, o cálcio é um dos minerais mais estudados na área da saúde, justamente por ser um poderoso aliado na prevenção e no tratamento de doenças ligadas ao osso, como a osteoporose. 

Quais são os principais benefícios do cálcio?

O principal benefício do cálcio é bastante conhecido e está relacionado diretamente às funções musculares, esqueléticas e ósseas. 

Isso porque, desde criança, nós ouvimos que o consumo adequado de cálcio pode ajudar no crescimento saudável.

No entanto, com o avanço das pesquisas na área médica, hoje, sabe-se que esse mineral está associado a diversas outras funções – em algumas, diga-se de passagem, ele atua de forma direta, outras, por outro lado, atua de forma indireta. 

A contração muscular, por exemplo, é uma das funções que requerem a participação do cálcio, bem como a participação das fibras musculares.

Além disso, podemos compreender que o cálcio é um dos minerais mais importantes para o desenvolvimento forte e saudável das crianças. 

Vale ressaltar que, nos adultos, a recomendação de cálcio é menor – quando comparada à recomendação para os pequenos. 

Por mais que as perdas de densidade óssea sejam normais (e até mesmo esperada) em certas fases da vida, como em pessoas com mais de 50 anos, os níveis séricos de cálcio devem estar sempre em equilíbrio.

Em alguns casos, apenas uma alimentação equilibrada e saudável é suficiente para alcançar as recomendações nutricionais para cada fase da vida.

Agora, quando há a instalação de certos problemas, como deficiências graves desse mineral, alguns recursos podem ser requeridos, como a suplementação alimentar.

Com suplementos, como o Calcitran MDK, diga-se de passagem, fica mais fácil garantir ossos, músculos e articulações mais saudáveis e fortes.

Isso porque, ele possui duplo benefício e é bastante indicado para mulheres que estejam no período de pré ou até mesmo pós-menopausa. 

A junção do cálcio, magnésio, vitamina D3 e vitamina K2 promove uma manutenção adequada da saúde óssea e o pleno funcionamento muscular.

Acesse hoje mesmo o nosso site e conheça todo o poder e benefícios que o Calcitran MDK pode te proporcionar!

exemplos de alimentos ricos em calcio - Conheça os melhores alimentos ricos em cálcio para incluir no seu dia a dia

7 alimentos ricos em cálcio

Agora que você foi capaz de aprender um pouco mais sobre o cálcio, bem como seus múltiplos benefícios, chegou o momento de conhecer os principais alimentos ricos em cálcio.

Acompanhe!

Leite

O leite, sem dúvida, é o mais conhecido entre os alimentos ricos em cálcio. No entanto, nem sempre ele é uma opção vantajosa, principalmente para pessoas que têm intolerância à lactose.

Inclusive, a própria Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), encoraja o consumo regular de leite, principalmente para as crianças, pois contribui para o desenvolvimento saudável.

Salmão

O salmão, além de ser rico em gorduras boas para a saúde cardiovascular, é essencial para a promoção e consequente manutenção da saúde óssea, por exemplo.

Ou seja, consumir de forma regular salmão – um dos principais alimentos ricos em cálcio – é uma excelente forma de garantir ossos e dentes rígidos e saudáveis. 

Feijão branco

O feijão branco é um produto rico em cálcio e que pode ser encontrado nos mais distintos mercados por todo o Brasil. 

Interessante mencionar que, em cada 100 g de feijão branco, é possível encontrar cerca de 240 mg de cálcio. 

Porém, para consumi-lo de forma adequada, o recomendado é deixá-lo de molho por, aproximadamente, 8 horas, justamente para eliminar um ácido bastante prejudicial: o ácido fítico. Ele, por sua vez, impede a absorção de outros minerais, como zinco, cobre e ferro.

Soja

A soja é outra alternativa de alimentos ricos em cálcio, principalmente para pessoas que adotam uma dieta vegetariana ou vegana. 

Ela pode ser encontrada de diferentes modos, desde sucos até a própria proteína, a qual substitui proteínas de origem animal. Em cada 100 g de soja, para você ter uma ideia, pode-se encontrar, aproximadamente, 270 mg de cálcio.

Grão-de-bico

Amados por uns, suportados por outros. O grão-de-bico é mais um tipo de alimentos ricos em cálcio que pode compor suas refeições diárias.

Isso porque, em cada 100 g de grão-de-bico, é possível encontrar 120 mg de cálcio, aproximadamente. Além disso, ele auxilia no fluxo intestinal e na sensação de saciedade.

Folhosos verde-escuros

Os folhosos verde-escuros são excelentes opções de fontes de cálcio de origem vegetal e que, por conta disso, devem ter o consumo estimulado diariamente.

Alguns exemplos são: espinafre, rúcula, acelga, couve etc. Inclusive, você pode deixar a criatividade aflorar e preparar deliciosos cardápios para você, sua família e seus amigos. 

Algas marinhas

Algumas pesquisas têm mostrado os benefícios do consumo regular de algas marinhas. Um deles, por sinal, é seu alto teor de cálcio.

Por conta disso, as algas marinhas são alimentos que, sim, podem reduzir problemas associados à saúde óssea. 

alimentacao rica em calcio - Conheça os melhores alimentos ricos em cálcio para incluir no seu dia a dia

Conclusão

Hoje, neste artigo, você foi capaz de aprofundar os seus conhecimentos sobre o cálcio e conhecer, afinal, quais são os alimentos ricos em cálcio.

Vale ressaltar que, nem sempre, conseguimos alcançar as recomendações nutricionais desse mineral, principalmente com a instalação de certas doenças que reduzem sua absorção. 

Por conta disso, o Calcitran MDK, por sua vez, é um suplemento alimentar que oferece triplo benefício, garantindo ossos e articulações mais saudáveis e fortes.

 

TAGS:

COMPARTILHE:

Você também vai gostar